quarta-feira, 18 de julho de 2007

Viver melhor estabelecendo relações mais positivas

Hoje sabemos que a pessoa inteligente é aquela capaz de resolver problemas do seu dia-a-dia sem se desgastar tanto, sem se desestruturar. Capacidade que permite à pessoa abordar uma situação em que o objetivo deve ser atingido e localizar a rota adequada para tal conquista.

Levando em conta este conceito de inteligência, podemos supor que uma pessoa inteligente apresenta maiores possibilidades de viver com qualidade, estabelecendo relações mais positivas, equilibradas e conseqüentemente mais felizes.É mais eficiente e realista mais criativa e disposta ao novo, tem facilidade de relacionar-se e entender-se com os outros.

Para que tenhamos uma vida melhor, é muito importante que sejamos trabalhados e estimulados no que diz respeito a nossa inteligência emocional, nas nossas relações interpessoais, objetivando compreender e conviver melhor com os outros.Pois a pessoa emocionalmente inteligente sabe colocar suas capacidades a serviço de metas e motivações.Já os indivíduos emocionalmente fragilizados estão ao mesmo tempo e quase sempre na mesma proporção, intelectualmente equivocados.

Estudos mostram que é como se tivéssemos duas mentes, uma que pensa, localizada no neocórtex e uma que sente situada no sistema límbico. Mas nem sempre pensamos antes de agir, muitas vezes sentimos e temos reações muito antes de entendermos o que de fato está acontecendo. Logo, pensamento e emoção caminham juntos e muitas vezes encontram-se misturados nas nossas mais rotineiras reações.

Temos que aprender a investir energia psíquica no nosso desenvolvimento emocional se quisermos viver melhor, administrando nossas emoções; controlando nossos impulsos; aliviando a ansiedade; direcionando para objetivos substitutivos a raiva, a frustração e a mágoa, sem reprimi-las.

É necessário que possamos estabelecer relações empáticas com o outro, nos colocando verdadeiramente no lugar daqueles com os quais convivemos, entendendo-os e percebendo seus sentimentos, intenções e mensagens não verbalizadas.Características que nos dão a possibilidade de um relacionamento pleno com os demais e melhor qualidade de vida.

Para que possamos de fato estabelecer boas relações interpessoais, é muito importante que respeitemos as pessoas com as quais estamos convivendo e que aprendamos a escutar o outro antes de defendermos nossos próprios pontos de vista. Deixe para os outros o mérito de estarem “certos” na maior parte das vezes, aqueles que têm por hábito corrigir os outros provocam ressentimentos e afastamentos.

Procure primeiro entender o outro antes de criticá-lo e acredite, as pessoas em sua vida sempre podem ensinar-lhe algo de importante.

Pensando assim você poderá curtir muito mais tudo de bom que o encontro com o outro pode lhe oferecer.

Gisele Cristina Di Santo Peterson

Nenhum comentário:

Postar um comentário