sexta-feira, 13 de julho de 2007

Definir objetivos para tomar decisões

DEFINIR OBJETIVOS E PRIORIDADES FACILITA NO MOMENTO DE TOMAR DECISÕES NA EMPRESA

As dicas a seguir foram elaboradas com base nessa constatação. Considere-as sempre se quiser garantir o sucesso no desenvolvimento dos seus projetos empresariais.

Avaliação do ambiente e estabelecimento de uma direção bastante clara.

Não basta que tudo esteja muito claro para o topo da organização. É preciso haver explicitação e compartilhamento de desejos de todos para alcançar novos patamares. Estabeleça uma visão motivadora de sucesso e sinalize com ações que estejam de acordo com o pretendido. Avalie o ambiente, avalie as tendências dos negócios e a concorrência; inclua as tendências da preferência dos seus clientes. Avalie o impacto da tecnologia no seu negócio e nas necessidades dos seus clientes. Avalie a pertinência de trabalhar com planos de médio e longo prazos, abrangendo o período de tempo adequado ao setor em que você atua.

Estabelecimento de objetivos e metas específicos.

É importante envolver as pessoas. Dê-lhes a oportunidade para aplicação de seu potencial criativo. Envolva seus clientes, sempre que possível. Transforme tudo isso em planos de ação, determinando prazos, resultados esperados e responsáveis. Escolha maneiras para ir do ponto em que se encontra ao ponto alvo. Cada objetivo pode ser alcançado de diversas maneiras; escolha cuidadosamente uma estratégia, com base na consideração dos recursos disponíveis, e faça um trabalho profundo de divulgação dessas estratégias, através da definição participativa das metas e ações. Mantenha a comunicação sistemática e objetiva.

Revisão de seu tamanho, mas não em função do que está na moda.

Você não precisa sair por aí cortando gastos. Não basta que uma empresa diminua seu tamanho e aumente sua eficiência e agilidade. Por mais que isso venha a ser importante, é necessário que haja uma reavaliação, em função de novas competências, aproveitamento de oportunidades e potencialidades. Mantenha a flexibilidade organizacional adequada às contigências e prepare a sua empresa para o novo milênio, substituindo os atuais paradigmas.

Valorização das suas forças e investimento nos seus pontos fracos.

Aproveite aquelas características que já são consideradas como elementos-chave do seu sucesso. Vislumbre a possibilidade de expandir o sucesso detectado em determinadas áreas para outras. Mantenha-se perseguindo indicadores de qualidade. Conheça a essência das suas fraquezas organizacionais; invista tempo e recursos objetivando saná-las; é certo que haverá uma redução considerável se esforços forem direcionados para tal. Considere aspectos técnicos e nunca esqueça dos comportamentais, pois as pessoas são elementos-chave para o sucesso.

Transformação de seu cliente num vendedor ativo.

Mantenha seus clientes plenamente satisfeitos, de forma a que possam ser a sua melhor fonte de marketing. Lembre-se que conquistar novos clientes custa muito mais do que manter os que você tem. Conheça, principalmente, que características do seu negócio os seus clientes mais apreciam; dê atenção a elas. Descubra aquelas que êles gostariam que melhorasse; dê atenção a elas.

Valorização da pessoas.

É o fator mais importante. Considere que cada uma das pessoas que trabalha na sua empresa tem uma missão pessoal; cada uma dessas pessoas é um ser singular. Portanto, atente para o valor dos relacionamentos, do clima estabelecido, e das possibilidades de crescimento de todos, em todos os aspectos. Recompense as pessoas com base em respeito e amor pela dedicação, e pela contribuição expressada. Lembre-se que a maioria das pessoas é movida a estímulos e por muitas vezes uma pequena recompensa sincera vale muito mais do que prêmios adquiridos em função das normas e políticas vigentes. Seja criativo na forma de recompensar. Fale para seus colaboradores o quanto importantes êles são para o atingemento dos objetivos.

Consideração do "selo verde".

Amplie a definição aplicada a certos produtos de hoje em dia, seja ecológico, em todos os sentidos. Decida pelo que impacta menos negativamente o meio ambiente, seja o físico, o geográfico ou o social. Considere que a qualidade de vida está inevitavelmente vinculada, na nossa sociedade, às condições de trabalho; portanto, pense em todas as alternativas antes de tomar a decisão sobre dispensa de pessoal. Procure alternativas que permitam que sua empresa seja considerada uma "empresa verde", em todos os aspectos, principalmente o social.

Depois de considerados esses aspectos como fundamentais para o sucesso da formulação de planos, parta para o detalhamento que será a base do trabalho a ser desenvolvido. Delineie etapas e nunca esqueça de Preparar a Empresa para o Futuro; estabeleça um bom Plano de Transição. E, Boa Sorte, você escolheu um caminho, nem sempre mais fácil, mas aquele do qual você e todos os seus colaboradores se orgulharão.

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